24 janeiro, 2009

O Futuro está aqui?!!!


Depois de ter produzido dois albuns que colocou livremente na net para download. Permitindo a escolha de diversos formatos variantes em qualidade, eis que agora chegam 400 GB de vídeo HD com som de alta qualidade para os fãs brincarem. Referente a 3 concertos da tour de 2008 onde a cada concerto são atribuidas várias cameras que completam vários angulos de visão do mesmo concerto. Trent Reznor mais uma vez faz das suas e cria um novo espaço de manobra na internet utilizandi inteligentemente a devoção, imaginação e recursos dos seus fãs para mais uma vez dar um pontapé nas editoras. Depois de uma tour de sucesso pelas américas com um espectáculo que abriu novas fronteiras na dimensão visual e sonora, os Nine Inch Nails queriam editar um DVD utilizando nova tecnologia 3D e HD para documentar a era vivida (até porque no final desta tour dois importantes membros abandonaram a banda e Trent vai, mais uma vez, reformular tudo!).
A brincadeira pegou e começou bem, alguns resultados já começam a aparecer e mais por certo irão surpreender. E mais uma vez, como o sucedido com os albuns oferecidos, os NIN editaram fisicamento o produto e nós agradeceremos e compraremos (eu fiz).
Mais informações vasculhem o site dos Nine Inch Nails e o forum expressamente criado para este projecto.
Os Radiohead tentaram e não fizeram mal mas este senhor bate-os aos pontos. É disto que as majors têm medo, é isto que subverte um sistema já de si adormecido e que nos pretende subservientes. A isto chama-se AGIR!
We Can Do It! Right?!!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Não me parece que seja uma subversão do sistema mas uma adaptação à realidade.

Apenas marketing de "contratos 360".

Não está provado que os resultados de popularidade que estão a ter com esta nova estratégia seja resultado dela mesmo. Estamos a falar de bandas que tiveram enorme sucesso antes do mercado digital. E por isso é até muito provável que resulte porque são bandas historicamente com sucesso.
Por outro lado não está provado que bandas novas que sigam a mesma estratégia tenham o mesmo sucesso.

Trata-se assim apenas de um upgrade do produto já conhecido pelo mercado.

Não acredito que resulte para para bandas novas com forma de subverter o que quer que seja.

Hoje a musica é gratuita.

As 4 majors continuam a mandar em 75% do mercado mundial....

Contratos 360 meu caro !

The show must go on...


++incognito++

ziggy disse...

Não referênciei isto como sendo estratégia para bandas emergentes.é claro que isto é uma adaptação aos tempos mas sem dúvida uma subverção do sistema. Sem dúvida que os NIN já tinham sucesso mas a relatividade nas vendas era geral. O facto é que com estas estratégias últimas eles deram o produto e as pessoas compraram na mesma.
Quem é que não teve de se adaptar ao mundo digital? só as editoras continuam a olhar para tudo isso com grande admiração. E tu sabes bem disso...
Let the show roll ;-)

ziggy disse...

Há pouco esqueci-me de uma coisa. Mesmo que isto não seja nada de interessante ou de novo ou seuqer de inocente, quantas bandas conhecidas já viste fazer o mesmo???

Anónimo disse...

Demoraria tempo demais a responder-te. Mas vou tentar.

Resumo assim:
estamos ainda a atravessar uma fase de transição de vendas físicas paras as digitais.
As físicas ainda superam em receitas digitais. Daí as majors alimentarem as guerras contra a pirataria, as confusões sobre DRMs, free use, copyrights, direitos de uso, etc...
Mas sabem que é uma guerra perdida mas entretanto vão ganhando o que podem.

A estratégia das editoras é cash-cow, ou seja, sugar a tetinha da vaca até não dar mais leite....depois mata-se a vaquinha e vende-se a carninha...os ossos são lambidos até não restar gotinha de cálcio...e depois vende-se o que restar do leitinho em queijo, yogurtes, manteiga e outros derivados com vários sabores e aditivos...até se arranjar outra vaquinha....

Relativamente à tua última pergunta respondo-te que há milhares de bandas no mundo a fazer o mesmo.

Mas de facto não são conhecidas de acordo com conceito que penso que utilizas: popularidade.

Resta saber se se deve ao facto de não ainda terem sido contratadas pelas majors...
Eu acho que sim.

Os NIN são como o primeiros carros a aparecer com airbags, direcção assistida, vidros eléctricos....o tempo passou e hoje as pessoas já estão à espera que os carrinhos já tragam tudo incluído.

Portanto é uma questão de tempo até os carrinhos virem todos como os NIN.

As bandas emergentes se quiserem entrar no mercado para ser popular só continuam a ter uma hipótese: fazer um carrinho com tudo o que o povo está à espera.
Resumidamente: Contrato 360.
E porquê..porque tal como na industria automóvel já nem são as marcas que fazem os componentes.

Ok o carro é um meio de locomoção e eu gosto de andar de carro ("gosto de ouvir música")...mas os vidro eléctricos ("sacar videos online de tours") e a direcção assistida ("interagir com os musicos") etc também dão pica para quem gosta de andar de carro.

....e lá se foi a subversão.

Bussiness...

++Inc++

Anónimo disse...

epá abusei da literatura.
desculpa.++inc++

ziggy disse...

bussiness pois é, nunca deixou de ser e acho que nunca niguém quis que deixasse. Mas a verdade é que o bussiness de que falas é substituido por outro cada vez que há necessidade ou criatividade suficiente para recriar as intenções e as noções de produto. Os NIN como dizes são como os primeiros carros com airbag, sim, e todos querem ter um, sim. Mas quantos vão gastar esse dinheiro? a pescadinha de rabo na boca é eterna. A verdade é que eles sendo conhecidos ou não dão-te o produto para as mão para fazeres dele o que bem entenderes. E isso para mim acho louvável vindo de uma banda do estatuto deles. Os outros, andam a fazer por isso, mas ao menos ainda andam...

Anónimo disse...

sim
++inc++