03 janeiro, 2006

Acultura

http://acultura.no.sapo.pt/page8FFC.html

"O Fundo de Fomento Cultural (FFC), criado em 1973 (Dec-Lei 582/73, de 5 de Novembro), à semelhança do seu congénere francês, destinava-se prioritariamente a incentivar as produções artísticas inovadoras. Com o tempo acabou por se revelar o grande "saco azul" dos membros do Governo na Cultura, dada a grande abrangência que adquiriu, sobretudo com a reestruturação de 1980. Ainda hoje é ciosamente conservado. Na prática financia tudo, mesmo tudo, incluindo automóveis para os membros do Governo.
Milhões de contos, provenientes das receitas - primeiro do totobola, depois do totoloto, mas também de taxas sobre videogramas, fonogramas, tauromaquia e outras - são anualmente distribuidos, com base em simples despachos da tutela. A um conselho de administração, onde têm assento directores-gerais ou equiparados, pouco mais resta fazer do que os acatar e eventualmente meter umas «cunhas»."

Brincamos ou jogamos aos cowboys?

2 comentários:

Unknown disse...

Peço vos ajuda nisto:

-Decreto-Lei n.º 415/82 de 7 de Outubro

Artigo 1.º

O Ministério da Cultura e Coordenação Científica pode conceder subsídios, através do Fundo de Fomento Cultural, a artistas e a autores carecidos economicamente que pela sua obra revelem mérito cultural.

Art. 2.º

A atribuição dos subsídios depende, cumulativamente, da verificação do mérito cultural do artista ou do autor e da comprovada situação de carência económica.
--------
Para onde vai o dinheiro do Fundo de Fomento Cultural?
Quem é que de facto recebe este subsido?
Como é que se define o Mérito Cultural, quais são os critérios de avaliação?
Qual o patamar que define a carência económica?
Tacho?

http://sg.min-cultura.pt/

Unknown disse...

Este também é giro. Leiam, sério.

http://www.nave.cv/cvtelecom/xmlthisnews.asp?notid=02112005191120635jogos&catid=jogos