26 março, 2005

MANIFESTO CONTRA OS MÚSICOS !

-A velocidade com que a tecnologia de distribuição de musica avança assusta-me ! Hoje em Portugal podemos comprar uma música em menos de 1 minuto! Basta ligar para determinado número de telemóvel (que me recuso a dizer qual), ficar 15 segundos com o telémovel ligado e passado pouco tempo temos um mensagem sms a indicar qual a musica que estamos a ouvir , o seu autor...e se a queremos comprar...ou não.
-Não faltará muitos dias para que todas as rádios deste país façam o mesmo com a sua playlist.......
-Não faltará muitos mais dias para que a televisão, o cinema, os tranporte públicos também o façam....
-Se alguém pensava que a indústria morreu....enganou-se...a indústria nunca morre.....
-Não tenho dúvidas que a liberdade de escolha está já a ser menor...Que o Mainstream vai vencer......que o totalitarismo culural irá vencer......Até porque vejo artistas preocupados com o negócio da musica, com a distribuição, com a criação de editoras, com promoçoes, com merchadising, com tournés, vendas de CDs com a criação de barreiras à distribuição ilegal de música.....Porra acordem!....As majors estão a desaparer...novas forma de distribuir musica estão a surgir...e vocês numa actitude velha e decadente pensam que percebem do negócio adoptando fórmulas de há 40 anos? Vocês estão a ser corrompidos pelo virus do sistema.....Um trojan que transforma artistas em empregados de escritório de firmas à beira da falência...
- Carlos Paredes disse qualquer coisa parecida como "gosto demasiadamente de música para viver há custa dela".......
-Eu digo : gosto suficientemente de música para a DAR !

4 comentários:

Unknown disse...

Que triste verdade :\

Estes gajos estão a estragar tudo, quando se pensa que estão a melhorar. Vejam lá... comprar musica por telemovel... pôr essa musica no telemovel no toque, ou enquanto esperas que te atendam. Ridiculo...

A criação, a arte, que se foda...
Já nem interessa...

Pfff...

Bruno Monteiro disse...

Claro que a industria não morre, nunca morrerá porque quem controla está-se bem a cagar para a arte, e os genuínos, aqueles que se interessam continuam sem força para contrariar isto, porque claro... é impossível. São muito poucos os artistas que não apanham a onda. É algo que acho que não mudará. Por outro lado haverá sempre alguns que fazem com que a coisa respire, e é isso que nos vale. Teremos que viver com isto... Não há remédio, nem revolução que nos valha.

Anónimo disse...

porém a tal pluralidade de tanto apregoamos e queremos seja vingente não permite que estas situações existam? ainda bem que sim. Pode ser triste pode ser verdade no entanto a atitude de todos perante a música não é igual. Dar a música é preferivel a ter de pagar para que ela seja ouvida. Isso sim seria a corrupção total do sistema. Agora pagar para ouvir porque alguém para criar mais tem ou quer receber algum? não me aflige. O que me aflige é os preços que se praticam isso sim isso é a roubalheira total.
Se alguém quer fazer dinheiro com o talento (muito ou pouco) que tem não pode ser criticável. Criticável é quem consome e não questiona. é como odiar a quinta dos ranhosos mas ver para poder dizer mal...sim sim...existe o botão do OFF!! ;-)

Cão com Pulgas disse...

Pois eu digo que a indústria está a asfixiar o talento, o virtuosismo e a criatividade músical. Dos quatro contos que custa um disco, o artista recebe um cagagésimo, apesar de um CD pagar mais IVA que um, igualmente cultural, livro. Nesta exploração, há dinheiro para promover, daí tanta vedeta instantânea e tanto músico a tocar para os peixes. Há dinheiro para publicitar, para fazer merchandising, o diabo a sete e, ou te vendes ou cais fora. Os Da Weasel também não queriam um código anti-cópia nos seus CDs, porém, os álbuns de ouro têm o seu preço.
Mas este sistema feudal que explora o trbalho alheio em troca de pão e abrigo, está a mostrar sinais de fraqueza. A música na internet democratizou talentos que só encontraríamos nos escaparates mais refundidos.
A música a quem a aprecia, sem dúvida.