29 março, 2005

Hugo Simões; Paulo Vaz & Luís Ribeiro...


Hugo Simões; Paulo Vaz & Luís Ribeiro - 26 Março, N'ovírus
Performance com Musica, Poesia e Multimedia

Um mero exercício de limpidez...
Purificou-me a alma e acalmou-me os instintos, verdade!
Que bom ouvir esta guitarra cantar!
Ainda bem que agora existe um sitio onde coisas destas podem acontecer.
Pelo menos esta liberdade sei que estou a ter...
I’m happy!

26 março, 2005

MANIFESTO CONTRA OS MÚSICOS !

-A velocidade com que a tecnologia de distribuição de musica avança assusta-me ! Hoje em Portugal podemos comprar uma música em menos de 1 minuto! Basta ligar para determinado número de telemóvel (que me recuso a dizer qual), ficar 15 segundos com o telémovel ligado e passado pouco tempo temos um mensagem sms a indicar qual a musica que estamos a ouvir , o seu autor...e se a queremos comprar...ou não.
-Não faltará muitos dias para que todas as rádios deste país façam o mesmo com a sua playlist.......
-Não faltará muitos mais dias para que a televisão, o cinema, os tranporte públicos também o façam....
-Se alguém pensava que a indústria morreu....enganou-se...a indústria nunca morre.....
-Não tenho dúvidas que a liberdade de escolha está já a ser menor...Que o Mainstream vai vencer......que o totalitarismo culural irá vencer......Até porque vejo artistas preocupados com o negócio da musica, com a distribuição, com a criação de editoras, com promoçoes, com merchadising, com tournés, vendas de CDs com a criação de barreiras à distribuição ilegal de música.....Porra acordem!....As majors estão a desaparer...novas forma de distribuir musica estão a surgir...e vocês numa actitude velha e decadente pensam que percebem do negócio adoptando fórmulas de há 40 anos? Vocês estão a ser corrompidos pelo virus do sistema.....Um trojan que transforma artistas em empregados de escritório de firmas à beira da falência...
- Carlos Paredes disse qualquer coisa parecida como "gosto demasiadamente de música para viver há custa dela".......
-Eu digo : gosto suficientemente de música para a DAR !

25 março, 2005

"D3ö" Heartbeat Tour - Datas...



"Os d3ö de Toni Fortuna (voz e guitarra, ex-Tédio Boys), Tó Rui (guitarra, ex-Garbage Catz) e Miguel (bateria, ex-Garbage Catz) estão de volta com o EP "7Heartbeat Tracks". O disco, gravado em Janeiro nos Amp Studios de Viana de Castelo, foi produzido por Paulo Miranda (Unplayable Sofa Guitar), que já trabalhou entre outros com Old Jerusalem, Legendary Tiger Man, Rose Blanket, Olga e Kafka. Com "7 Heartbeat Tracks", o sucessor de "SixPackTrack" e "8 Tracks On Red", os d3ö concluem o projecto inicial: Um trio/Três EP's".

"Cada disco dos d3ö é pretexto para mais concertos, e é em palco que o grupo atinge a plenitude da sua existência, transpirando energia, destilando raiva e explodindo intensidade. Procurem-nos que eles vão andar por aí com o coração a bater bem forte!"


Primeiras datas da "HEARTBEAT TOUR":

18 Março (Sábado) - Porto Rio / Porto
01 Abril (6ª feira) - Orfeão Velho/ Leiria
02 Abril (Sábado) - Centro Cultural St. Adrião / Braga
09 Abril (Sábado) - Tertúlia Castelense / Castelo da Maia
14 Abril (5ª feira) - Museu dos Transportes / Coimbra
15 Abril (6ª feira) - Café Teatro / Viana do Castelo
16 Abril (Sábado) - Whiskey Bar / Prado / Braga
22 Abril (6ª feira) - Ovirus / Marinha Grande
23 Abril (Sábado) - Oficina do Cais / Montijo
07 Maio (Sábado) - Real Feitorya / Porto

Site Oficial: www.d3o.net

24 março, 2005

"Hugo Simões & Paulo Vaz"



No próximo fim de semana, mas precisamente no Sábado, dia 26, vai ser apresentada n’ovírus uma performance musical de Hugo Simões e Paulo Vaz intitulada “A Liberdade Que Temos”, este espectáculo junta a música à poesia e propõe ao publico o questionar da liberdade, o questionar sobre se sempre temos a liberdade que pensamos ter. Esta representação utiliza multimédia, maquinaria digital e uma guitarra clássica para se fazer sentir. Hugo Simões reside há já alguns anos em Aveiro, mas é natural da Marinha Grande, começou a estudar musica no Sport Operário Marinhense, seguiu depois estudos superiores em Aveiro e no conservatório da Guarda, desenvolveu também alguns trabalhos dentro da música clássica, tem passado estes últimos anos a leccionar em cidades como Póvoa Varzim, Coimbra ou Guarda. A performance tem inicio às 22h00.

23 março, 2005

"Goodbye Toulouse" - Urbe, EP

Dia 8 de Abril vão estar n’ovírus os “Goodbye Toulouse”, está a partir de hoje disponível para download através da Netlabel “Merzbau” o EP de estreia da banda “Urbe”, podem chegar lá através deste link: http://merzindie.no.sapo.pt/MERZ0002.htm

As Leituras De Adolfo Luxúria Canibal Ontem N'ovírus...


Adolfo Luxúria Canibal / António Rafael - 22 Março, N'ovírus

Quando Adolfo e Rafael entraram em palco o silêncio foi intenso, conseguia-se ouvir as velhas madeiras d’ovírus a ranger muito baixinho. Depois seguiram-se as leituras, onde a voz de Adolfo Luxúria Canibal me fez estremecer a alma, palavras ditas com aquela veemência que só por si conseguem encher uma sala, mas estava lá também António Rafael e muito bem, deu ritmo às leituras e fez com que este espectáculo fosse, apesar de curto, um dos mais agradáveis que alguma vez tive oportunidade de assistir na Marinha Grande, acho que esta cidade já precisava dum abanão destes, um abanão que tem de crescer... Até à próxima!

21 março, 2005

"OVÍRUS" Propostas...

22 Março (terça-feira) - Adolfo Luxúria Canibal e António Rafael vão estar amanhã n’ovírus para uma performance à base de leituras e musica... Adolfo Luxúria Canibal vai ler excertos do “Estilhaços”, trabalho literário seu, que foi editado pela “Quasi”, este livro contém letras de músicas dos Mão Morta, assim como alguns manuscritos do artista e poderá ser adquirido n’ovírus, lá encontram-se à venda alguns exemplares. O espectáculo terá também a participação de António Rafael, o também membro da banda Bracarense vai acompanhar as leituras de Adolfo, utilizando alguma maquinaria no preenchimento dos ambientes sonoros. Este espectáculo tem início às 22 horas e tem lotação limitada a 70 pessoas.

23 Março (quarta-feira) - Tem inicio a exposição de fotografia da autoria do Conimbricense Pedro Medeiros, esta exposição ficará patente até final do mês de Março.

24 Março (quinta-feira) - João Garcia Miguel vai estar no espaço “ovírus”, o cineasta vai acompanhar as projecções que irão ser feitas de alguns dos seus filmes, entre eles encontra-se a estreia de “Sanção” ou os já rodados “Cindy And Drago” e “Objectos Humanos”. A projecção dos filmes tem inicio às 21h30, havendo no final espaço para um debate com o autor, onde poderão ser discutidas ideias acerca do que se viu.

25 Março (sexta-feira) - Noite com ambiente sonoro a cargo do Dj Start 2 finnish.

26 Março (sábado) - Performance musical de Hugo Simões e Paulo Vaz intitulada “A Liberdade Que Temos”, este espectáculo junta a música à poesia e propõe ao publico o questionar da liberdade, o questionar sobre se sempre temos a liberdade que pensamos ter. Esta representação utiliza multimédia, maquinaria digital e uma guitarra clássica para se fazer sentir. Hugo Simões reside há já alguns anos em Aveiro, mas é natural da Marinha Grande, começou a estudar musica no Sport Operário Marinhense, seguiu depois estudos superiores e tem passado os últimos anos a leccionar.

Monomonkey... (ovírus)


Monomonkey - 18 Março, N’ovírus

Que devo eu dizer? Mais uma noite do Carago!
Bom som, ambiente agradável, sala praticamente cheia... e não sei, deixo convosco o resto, contem lá como foi, ok?

20 março, 2005

CriticARTE......PlagiARTE.. AcordARTE?

"Quanto à arte, consideramos que ela seguiu, durante os séculos passados e mais particularmente durante as últimas décadas, um movimento de intelectualização que a levou a uma crescente abstração. Esse processo cindiu a arte em duas correntes opostas: uma arte elitista e uma arte popular. A arte elitista é precisamente aquela que se expressa através do abstrato e cuja compreensão está o mais das vezes limitada àqueles que se dizem iniciados ou que se diz que são iniciados. Por uma reação natural, a arte popular se opõe a essa tendência, acentuando sua maneira de traduzir o concreto, às vezes de maneira excessivamente figurativa. Mas, por paradoxal que isso pareça, ambas mergulham cada vez mais na matéria, tanto é verdadeiro que os extremos se tocam. Assim foi que a arte se tornou, estrutural e ideologicamente, materialista, à imagem da maioria dos campos da atividade humana. Hoje em dia ela traduz mais os impulsos do ego do que as aspirações da alma, o que lamentamos.
Acreditamos que a arte verdadeiramente inspirada consiste em traduzir no plano humano a beleza e a pureza do Plano Divino. Neste particular, barulho não é música; borradela não é pintura; trituração não é escultura; extravasamento não é dança. Quando não são efeitos da moda, são meios de expressão que traduzem uma mensagem sociológica que seria um equívoco negligenciar. Pode-se naturalmente apreciar essas coisas, mas parece-nos inconveniente qualificá-las como artísticas. Para que as artes participem na Regeneração da Humanidade, consideramos que elas devem colher sua inspiração nos arquétipos naturais, universais e espirituais, o que implica que os artistas “se elevem” a esses arquétipos, em lugar de “descerem” aos estereótipos mais comuns. Paralelamente, é absolutamente necessário que as artes se dêem uma finalidade estética. Tais são, para nós, as duas principais condições a reunir para que elas contribuam realmente para a elevação das consciências e sejam a expressão humana da Harmonia Cósmica." in :http://www.culturabrasil.org/positio.htm

gahnah.plastic4records.com

17 março, 2005

"Twice the Humbling Sun" - OLD JERUSALEM

"Twice the Humbling Sun" é o título do novo disco de Old Jerusalem e será lançado a 1 de Abril no O Meu Mercedes no Porto. Depois de "April" ter obtido excelente crítica, sendo considerado um dos discos de 2003, eis o regresso do songwriter Francisco Silva. Produzido por Paulo Miranda no AMPstudio e distribuido pela Musicactiva. Encomendas, mp3 e informações adicionais em www.bor-land.com.

Para Escuta:
- 180 DAYS.
- ONE, I SHOULD KNOW YOU

14 março, 2005

MONOMONKEY... "NUM GALHO D' OVÍRUS"


Sexta-feira, actuam n’ovírus os “Monomonkey”. Depois da excelente indicação dada no último “Set 04”, onde dividiram palco com os Montijenses “Marbles”, a banda Marinhense volta aos concertos com alguns temas para estrear ao vivo. O inicio do concerto é às 22h30.

11 março, 2005

UPDATES N' OVÍRUS...

- A performance de Ricardo Seiça que estava agendada para esta noite foi adiada devido a um impossibilidade do artista. A escassez de tempo não permitiu salvaguardar esta situação, por isso não haverá outro artista a substituir Ricardo Seiça, mas haverá um alargamento da semana Romena, irá ser projectado um filme a partir das 22h30... Amanhã vou estar eu a tomar conta dos discos, em mais uma sessão de sons feitos em Portugal... Pintáz "Honest War".

- Agora uma antecipação... O Adolfo Luxuria Canibal vai estar n'ovírus dia 22 Março (terça-feira), ou seja 1 dia antes do inicialmente programado. A voz dos míticos Mão Morta vai fazer-se acompanhar de António Rafael, outro membro da banda Bracarense, que vai acompanhar as leituras de Adolfo utilizando alguma maquinaria para preenchimento do ambiente sonoro. Estão já à venda n'ovírus os livros “Estilhaços” de Adolfo Luxuria Canibal e também o “Narradores da Decadência” um livro que retracta a história dos Mão Morta e que foi escrito por Vítor Junqueira. Sendo assim o inicio da exposição fotográfica de Pedro Medeiros fica agendada para 1 dia depois do previsto, será então no dia 23 (quarta-feira).

- A programação de Abril começa a estar composta, adianto aqui um dos espectáculos... Dia 8 de Abril vão estar n'ovírus duas bandas Lisboetas, “Goodbye Toulouse” e “Gordon's Deal”, brevemente terá disponível para download na Internet o EP de estreia “Urbe” dos ”Goodbye Toulouse” através da Netlabel Merzbau.tk, mais informações aqui: http://www.merzbau.tk/

07 março, 2005

O Remarinha Foi...

... a tal viagem que confirmou que tivemos, que temos qualquer coisa, qualquer coisa que para mim é de notável genuinidade.
.... a tal viagem que nos juntou mais que nunca.
.... a tal viagem que criou uma pura e agradável agitação na mente de muitos. A satisfação que pairou no ar foi extraordinária e não me apercebi de nada que tivesse corrido menos bem, tudo lindo de se ver.
.... a tal viagem que inaugurou “ovírus” e que viu o inicio de mais um grande projecto Marinhense (assim prevejo), para mim o ponto alto da noite... 8 Rockin’ Shoes!
.... a tal viagem que foi feita por nós... Ricardo Simões ; Sal ; Pedro Lemos ; Karim ; Brutal ; Eurico ; Brunito ; Pedro Afonso ; Zé Cariano ; Sepultura ; Márcio Rios ; Morcela ; Chibanga ; Carlitos ; Susana Marques ; Rui Pereira ; João Coutinho ; Jorge Andrade ; Miguel Rocha ; Cláudio Garcia ; David Silva e Bruno Pires... Abraço e obrigado pela grande noite.

O Remarinha foi .... a tal viagem que foi... e espero que volte a ser.

03 março, 2005

labour of love


ovirus1
Originally uploaded by umpletrue.

O Virus foi um trabalho de amor. Tá feito.


Foto: Sal.